Grupo de Estudos de Psicopedagogia 
e Pedagogia Sistêmica de Maceió

Quem Somos

PDF Print E-mail


O Gesppma nasceu no ano de 2000 como “Grupo de Estudos de Psicopedagogia de Maceió, sob a coordenação de  Eliane Calheiros Cansanção – psicóloga e psicopedagoga – com o objetivo de divulgar a psicopedagogia no estado de Alagoas, bem como proporcionar um espaço para estudos, informações e reflexões direcionadas aos profissionais das áreas de educação e saúde. Participa também da coordenação do grupo  Salvione Klivia Correia Marinho Tenório que, após concluir especialização em psicopedagogia, tornou-se integrante e colaboradora do Gesppma. A partir 2012 a psicóloga Alda Maria Calheiros Cansanção começou a fazer parte da coordenação do grupo.

 

A psicopedagogia, como campo do conhecimento,  teve sua origem nos países da Europa e depois migrou para a Argentina e  Brasil. O  Gesppma vem desenvolvendo atividades nessa área  considerada um novo campo do saber que surgiu diante das demandas da contemporaneidade e que não apenas estuda, mas também lida com o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades, compreendidas na  especificidade do sujeito que aprende,  tendo  como  campo de atuação   a área clínica, institucional e teórica.

 

A Pedagogia Sistêmica é uma nova forma de pensar a educação e a todos que se encontram envolvido no ato educativo:  as famílias, alunos e professores. Surge como um novo paradigma educacional que abrange  o sistema fenomenológico (Bert Helinger)  e construtivista. Marianne Franke (Alemanha) foi quem iniciou o trabalho na escola. A pedagogia Sistêmica vem para acrescentar, abrir novos caminhos de esperança para educação, voltada para as relações humanas, o respeito e o amor a vida. Abrange o trabalho terapêutico, atendimento aos pais, jovens, crianças e adultos, construindo assim uma ponte entre a família e a escola. (Construindo pontes entre a família e a escola)

 

A partir deste olhar e dos trabalhos desenvolvidos, as propostas oferecidas pelo Gesppma foram se diversificando: iniciamos a publicação trimestral – INFORMATIVO PSICOPEDAGÓGICO e os Grupos de Estudos com abordagem psicopedagógica - objetivando oferecer um referencial teórico-prático  sobre os principais recursos psicopedagógicos clínicos norteadores do saber e supervisão de casos, dentro de um espaço de reflexão, “de perguntar e se perguntar”, sobre a aprendizagem e seus desafios na atualidade em uma sociedade do conhecimento. A posteriori as atividades foram sendo  ampliadas com a  organização e realização de eventos:  seminários, oficinas, vivências, palestras, workshops, sessões de Filme e Debate, coordenação do site www.gesppma.com.br para a divulgação de eventos, atividades, artigos, links, filmes, livros etc. As atividades desenvolvidas pelo Gesppma são direcionadas a profissionais e estudantes de psicopedagogia, psicologia, pedagogia,  fonoaudiologia, médicos, educadores e áreas afins.

 

Nosso compromisso diante de um mundo que passa por grandes transformações e desafios  é  atender  a uma sociedade que tem urgência em preservar a vida  com amorosidade e humanidade; portanto, entendemos que é imprescindível  trilhar um caminho permeado de esperança e alegria, que possibilite o desenvolvimento de  sujeitos éticos, solidários, autônomos, criativos e humanos.